domingo, 15 de julho de 2012

O que é ser poeta?


 

  Muitas vezes me perguntam o que é ser poeta. Como se houvesse uma definição plausível e tocável. Seria o mesmo que definir por que você é quem você é. Somos e pronto. Somos e ponto. Ser poeta é ser intenso em cada momento. É ser movido pela paixão, seja ela de que natureza for. É dizer "Seja bem vinda" à melancolia. É abraçar o sofrimento como aquele amigo que já é de casa e com ele abrir o canal da criação e fazer arte. Afinal, as melhores obras saem dos momentos difíceis. 

    Ser poeta é ver perfeição nos detalhes de uma flor, de uma pegada no chão, de um raio de sol que entra pela fresta da janela ou na covinha de um bebê. É conseguir mudar a lente do olhar e perceber direções diversas pra um mesmo caminho. É viver em constante discussão com os grandes temas do universo, paralelos às crises existenciais e de TPM. É questionar toda e cada coisa, e sofrer com as dúvidas geradas por esse questionamento.

    Ser poeta é também ser leve. E livre. Aceitar a vida como ela é. Entender que os erros são necessários e inevitáveis. Já aceitá-los, de bom grado ou não, é outra história. 

    Ser poeta é ser louco. Insano, doido mesmo. Daqueles que riem sozinhos na rua, que cantarolam a música predileta, que sentem o peito pegar fogo com amor não correspondido, é viver de ilusões e se perder em sonhos. É voltar à terra rápido, mas ter a habilidade de deixar a ponte erguida, pra quando puder, voltar pra Fantasia. 

    Ser poeta é, enfim, ser. E transformar essa existência em palavras, pra que outras pessoas "sejam", também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário