sábado, 18 de dezembro de 2010

Cinema: dos Lumiére à "Avatar"

        O cinema é tido como a única das sete artes com data de nascimento. Porém, sua origem é, para muitos, ainda controversa. Os irmãos Lumiére (um físico e o outro químico), em 28 de dezembro de 1895, exibiram pela primeira vez imagens em movimento, deixando pra trás a aclamada fotografia.


 Cena de "A chegada do trem à estação da luz", primeiro filme da história, feito pelos irmãos Lumiére.


Tais imagens eram capturadas pelo que eles chamaram de cinematógrafo, uma câmara escura, que graças a reações químicas capturavam as cenas. O cinematógrafo, porém, era apenas uma melhoria de um equipamento inventado por Thomas Edison, o cinetoscópio, objeto muito similar ao dos irmãos franceses.


Foto do relojoeiro e cineasta Ludovico Persici com um cinematógrafo


Os curtas gerados naquela época duravam menos de um minuto, mas já cobrava-se ingresso para sua exibição, iniciando, assim, a comercialização da imagem.

       Há, também, uma corrente que afirma que a invenção do aparelho seria de dois irmãos italianos que, depois que os Lumiére "roubaram" sua obra-prima, trouxeram o cinema para o Brasil. O primeiro filme brasileiro foi exibido em julho de 1896, poucos meses após a primeira exibição mundial do cinema. Os primeiros filmes gravados no Brasil, feitos pelo cineasta Affonso Segretto, ajudariam o Brasil a alcançarem notoriedade no panorama mundial. 

Durante os anos, como todas as artes, o cinema foi se aprimorando e alcançando novos níveis. Os filmes ficaram mais longos e eram rodados com fitas de melhor qualidade. E, nos anos 30, chegou às telas o som. Dessa época, grandes cineastas se distacaram, como Humberto Mauro, Nelson Pereira dos Santos e, nos anos 40, Glauber Rocha.

Os primeiros recursos de efeitos especiais já podiam ser vistos em filmes como "Viagem à lua", de Georges Méliès, adaptação de uma história de Julio Verne. É considerado o primeiro filme com efeitos especiais do mundo, daqueles de disco voador sendo balançado por fios de náilon, sabe?  Mas é incrível, vejam no you tube. 



Cena do filme "Viagem à lua", de Georges Méliès.

         Desde Méliès, as tecnologias audiovisuais foram se aperfeiçoando até que chegamos ao cinema 3D.  Descobriu-se que cada olho vê a mesma cena de ângulos diferentes e, que, juntos, criam a profundidade e realismo das imagens. O cinema 3D se dá exatamente dessa forma: geram-se duas imagens, uma para cada olho, da mesma cena, que, alinhadas horizontalmente, criam um visual inimaginável! É a chamada  "estereoscopia". Por isso os óculos especiais são necessários, para que cada olho veja apenas a cena que lhe pertence. O cérebro processa o resto. Incrível, né?




No mercado da alta tecnologia, já existem alguns modelos de câmera 7D sendo vendidos!!

A tecnologia modifica até mesmo o trabalho dos atores. Filmes como "A casa monstro" , "O senhor dos anéis", "King kong" e o próprio Avatar, pra não citar inúmeros outros, utilizaram o sistema de captação de imagens e expressões corporais e faciais conhecido como CGI. São instalados sensores de movimento por todo o corpo dos atores em um traje especial e câmeras que captam suas expressões faciais. Depois, tudo é jogado no computador e o filme cria forma na iha de edição, onde as imagens e movimentos captados se transformam em criaturas fantásticas e monstros incríveis, sem perda de identidade e personalidade dos atores. Genial!!






O ator Andy Serkis interpretando "King Kong" e "Gollum", respectivamente, através dos sistema de captação de movimento.



A aposta nas pesquisas americanas em audiovisual é para um cinema 10D (!!!!). Sentiríamos cheiros, gostos , mudanças térmicas, as poltronas balançariam e muito mais!! Por isso, já existem milhares de fóruns de discussão perguntando se tais técnicas acabariam com a magia do cinema ou se a intensificariam.

 Acredito ser possível amar "Viagem à lua" e "Avatar" ao mesmo tempo, entendendo as limitações de cada época e a transformação tecnológica envolvida em ambos. É fantástico ver como a tecnologia ajudou a melhor a boa e velha "contação de histórias".

Acredita-se que em dez anos "Avatar" será apenas um filminho de ficção de segunda classe com homenzinhos azuis. Você consegue imaginar o blockbuster de 2020??

Um comentário: