terça-feira, 21 de abril de 2009

Fabricando histórias

   
       Vida de escritor é engraçada... Sabe quando te perguntam o que você faz? Toda vez que digo " Ah, eu escrevo..." normalmente as pessoas arregalham os olhos, surpresas, como se agrupar as idéias e escolher as palavras fosse coisa de outro mundo...Será mesmo?
Com o mundo corrido do jeito que está, falta tempo pra sentar e pensar. Na cultura oriental, as pessoas têm o hábito de parar alguns minutos ao acordar e antes de adormecer para refletir sobre o dia, organizar as ações e estipular metas. Mas a vida no Ocidente parece ser agitada demais para tal, já que algumas pessoas não sabem nem mesmo em que dia estão, que dirá se lembrar, no final do dia, de tudo o que fizeram; ou o que têm que fazer no dia segunte. A cabeça anuvia, a mente parece uma névoa com o acúmulo de informações e a falta de tempo faz parecer impossível criar um mundo. Mas não seria essa uma das razões de se escrever?

Quando escrevemos - não importa se um rascunho, um conto ou um livro -, nós aprendemos a organizar nossa mente, filtrar informações e aliviar um pouco nosso "HD". Escolhemos palavras, relembramos aulas de língua portuguesa, exercitamos nossa criatividade. A maioria de nós já fazemos isso no diário, por exemplo. Com a era digital invadindo nossa vidas, no entanto, este diário tornou-se público, chamando-se blog, e então nos preocupamos com ortografia correta, e todas as regras de redação ensinadas no Ensino Médio.

Se você tem dificuldades de escrever, comece com um simples diário, ou se inspire num de seus personagens preferidos e crie uma história pra ele. Ninguém vai ver, e só um exercício de criação, e você é livre pra escrever o que quiser,quando quiser e da forma que quiser. Sabe quando você lê um livro - pode ser um filme ou crônica - e se decepciona com o final? Reescreva-o até que goste. Ou melhor ainda: crie sua própria história. Trasfira seus problemas para seus personagens e resolva-os; reescreva as regras sociais de acordo com suas idéias: é seu mundo, ninguém pode dar palpite. Não importa a quantidade de páginas ou o tema; você verá que isso se refletirá na sua própria vida. Se tornará mais observador, paciente, compreensivo, criativo pra ver possibilidades através dos problemas. E mais do que tudo: satisfação por ter algo que você mesmo criou, você se torna útil.

Por isso, tente. Escreva. Quem sabe da próxima vez que te perguntarem o que você faz da vida você não diz que é escritor?


Nenhum comentário:

Postar um comentário